Custei a acreditar naquilo que o computador de bordo marcava, pois é uma barreira "psicológica" que achei que nunca superaria, o máximo que havia conseguido fazer até então era 24km/l.
O computador de bordo ajudou bastante no alcance desta meta, pois disciplina a pisar com menos força no pedal do acelerador (salvo quando é preciso), procurei manter uma velocidade de aproximadamente 90km/h no plano, com picos de 100km/h nas descidas e deixando a velocidade cair para 80km/h nas subidas. Lembrando que este percurso que faço é de pista duplicada, mas em condições ruins (com algumas subidas e descidas íngremes, buracos, lombadas, ondulações...), e apesar da velocidade um pouco baixa, não fiquei atrapalhando o trânsito, pois foi num final de semana e num horário que o fluxo de veículos estava baixo e ainda fiz algumas ultrapassagens, hehehehe!
Obs: Carro apenas com motorista, ar condicionado desligado e gasolina comum no tanque.
Na viagem de volta o Up! fez 21,5km/l pois o ar estava ligado e a velocidade foi um pouco mais alta.
Obs: Carro apenas com motorista, ar condicionado desligado e gasolina comum no tanque.
Na viagem de volta o Up! fez 21,5km/l pois o ar estava ligado e a velocidade foi um pouco mais alta.
O Up! fez impressionantes 26 km por litro!
E você já conseguiu uma marca próxima ou até melhor? Com qual carro?
Isso na gasolina ou etanol?
ResponderExcluirFiz Campinas - São Paulo numa média de 23.5 km/L no Etanol (D. Pedro + Fernão Dias) com meu antigo Take Up (medido na bomba, e velocidade média de 95 km/h).
Num driving experience, conversando com um engenheiro de testes da VW e que trabalhou no projeto do TSI, o mesmo me disse que conseguiu bater a marca de 29 km/L, também no Etanol. É um desafio em tanto, mas não impossível.
Utilizei a seguinte técnica: em descidas, tentava sempre tirar o pé e deixar o carro correr. Muias descidas não eram ingremes o suficiente para pelo menos manter a velocidade do carro. Nessas, eu simplesmente colocava em ponto morto (banguela).
Aqui aproveito para deixar uma observação: é comum vc ouvir dizer que entre banguela e o carro engrenado, a segunda opção é melhor para carros com injeção eletrônico. Concordo, desde que a descida seja suficiente pra, pelo menos, manter a velocidade do carro constante.
Nas subidas, tentei não ganhar velocidade e apenas mantê-la.
Na gasolina comum e sempre com o carro engrenado.
ExcluirCom relação a "banguela" não utilizo esta técnica na rodovia, não acho seguro, mas nos bairros das cidades onde a velocidade não passa de 20/25 km/h percebo que é mais econômico essa "banguela" desde que a descida tenha pouca inclinação a ponto de apenas manter a velocidade do carro, já se for uma descida mais acentuada o carro engrenado economiza mais.
E se tiver usando o ar condicionado, a banguela não economiza nada na cidade, digo isto pois já fiz esta experiência e o computador de bordo mostrou isso.
O máximo que consegui foi com um KIA Picanto 2008 de São Paulo até Caraguatatuba, sozinho, com ar desligado, gasolina comum, fez 23,8 Km/l
ResponderExcluirO Picanto é um carro bem econômico, muito boa esta sua marca...
ExcluirMuito legal seu blog, parabéns. Temos um High UP! Imotion e numa viagem João Pessoa Natal conseguiu fazer 20km/l com A/C ligado, veículo com dois adultos e uma criança, e numa média de 110km/h, usando gasolina aditivada.
ResponderExcluirNossa média na cidade, hoje, está entre 15 e 15,5 km/l usando o A/C 70% do tempo. Sempre com gasolina aditivada.
Parabéns pelo seu High UP!, este motor 3 cilindros é realmente muito econômico.
ExcluirO seu Imotion já está com quantos km? Vc tem alguma queixa ou elogio em relação a este câmbio?
Abs!